Nossa Palavra: Taquaritinga em evolução, mas com restrições

Compartilhe esta notícia:

20Toda vez que um município celebra seu aniversário, a data, além de naturalmente festiva, traz consigo a valiosa oportunidade para algumas reflexões e avaliações. É o momento em que, por alguns instantes, em meio ao cotidiano que consome, relembrarmos a história, olharmos o presente e, naturalmente, nos dedicarmos a fazer algum tipo de projeção.

Olhando para a história de Taquaritinga, na comemoração dos seus 130 anos de emancipação político-administrativa, é inegável a percepção do quanto a Cidade foi e é importante, não só como polo regional, mas na economia, educação e saúde.

Cada espaço por onde se anda em Taquaritinga, há uma bagagem rica, um legado. Nos bairros periféricos, e por toda parte, há referências incontestáveis de coisas boas. Mas também, muitas lembranças tristes de um passado, coisas essas que precisam ser lembradas hoje e sempre, pois precisam servir de guia daquilo que não pode ser repetido e deve ser reparado.

Mais do que história, entretanto, a cidade tem perceptíveis sinais de evolução a serem lembrados. Todos eles, assim como eventuais retrocessos, fruto de movimento coletivo da sociedade. De gestores, que representando a vontade majoritária da população, colocam em prática, seus projetos de desenvolvimento.

É comum, por exemplo, ouvirmos de quem chega a Taquaritinga, após longo período fora, que a cidade está diferente, ao mesmo tempo em que permanece com a mesma essência.

Porém, se não vencemos todos os problemas, podemos ver ao menos, que parte deles parece estar no foco. Cobramos, todos nós, por isso. Afinal, se éramos um município com algumas desigualdades sociais, neste duro tempo de pandemia, em alguns casos, as coisas pioraram.

Taquaritinga, ao completar seus 130 anos, tem, sim, muito do que se orgulhar. Seus avanços, sua referência regional em educação e pesquisa, seu patrimônio. Que a cada ano que passe, conservemos isso. E para termos ainda mais a celebrar, tratemos de nossas cicatrizes. Nosso povo merece ter motivos para festejar por Taquaritinga. E por si.

Compartilhe esta notícia: